O despertar de uma idéia

Eu e Michelle esperamos despertar em vocês, o mesmo amor e respeito que sentimos pela natureza. Sejam Bem Vindos!

domingo, 31 de julho de 2011

O que é DAPP???

DAPP (Dermatite Alérgica por Picada de Pulgas), é uma doença dermatológica muito comum que ocorre com frequência em cães e gatos. Essa reação inflamatória é desenvolvida por picadas de pulgas (Ctenocephalides ssp.), cuja saliva contém componentes (enzimas proteolíticas, aminoácidos, substâncias com ação semelhante à histamina, polipeptídios, entre outros) que desencadeiam uma reação alérgica e hipersensibilidade aos bichinhos, devido a exposição intermitente a esses antígenos contidos na saliva. Os principais sinais da doença são: coceira constante, lambedura, mordedura, inquietação, queda de pêlo, irritação e vermelhidão na pele. Em casos avançados, podem ser observadas lesões contendo nódulos com pus, crostas e placas cutâneas amareladas.
É importante lembrar que o animalzinho não precisa estar infestado de pulgas para dar início a alergia, pois apenas 1 ou 2 pulguinhas, já são o suficiente para dar início a reação. Claro que quanto maior o número de pulgas, maior será a irritação!
Para o tratamento ser eficaz, no primeiro momento, deve-se eliminar as pulgas (fase adulta) do animal, e as fases jovens da pulga (ovos, larvas e pupas) que encontram-se no ambiente. Posteriormente, o uso de antialérgicos, antibióticos e cicatrizantes, ajudam a melhorar as lesões. É importante lembrar que como qualquer outra alergia, DAPP não tem cura, apenas controle.
Para o diagnóstico correto, os animais que apresentarem essas características, devem ser levados rapidamente ao veterinário, para dar início ao tratamento adequado. É importante também, conversar com o veterinário sobre como manter o ambiente da sua casa longe das formas imaturas das pulgas, e sem risco para seu amiguinho.
Boa sorte!

sábado, 30 de julho de 2011

Catarata ou Esclerose Nuclear???

A maioria das pessoas, já viu, ou ouviu falar da catarata ( doença ocular que leva a cegueira ); a catarata afeta aos homens e nossos amigos animais também, sendo que  o tratamento para ambos é cirúrgico apenas.
Sendo assim, me preocupei quando observei uma sombra azulada no centro dos olhos da minha poodle toy de 12 anos, a Tata.
Pesquisando na internet em artigos de doenças oculares, descobri uma tal de esclerose nuclear ou esclerose da retina, desgaste natural que deixa a luz passar sem maiores danos. Só que o site alertava que somente um especialista em oftalmologia veterinária, consegue identificar e distinguir a esclerose da catarata.
Por isso mesmo fui aflitíssima, procurar a DR. Adriana ( Oftalmopet), que após um exame minucioso, descartou a catarata e confirmou o diagnóstico: Esclerose Nuclear.
Mas o que é isso???
Para facilitar a minha compreensão, ela comparou a vista da Tata com a minha, que  já aos 43 anos, não está mais tudo aquilo necessitando de óculos para leitura. Com os olhos dos cães acontece a mesma coisa só que fica visível (através da leve sombra leitosa ). E qual é o tratamento??? Nenhum! Além de acompanhamento de 6 em 6 meses.
É claro que dizer que a Tata nunca venha a desenvolver a catarata é impossível, mas por enquanto esta hipótese está afastada.
E qual os cuidados com os olhos daqui para frente?
Nada diferente do que deve ser feito a todos os animais desde filhote: observe sempre os olhos de seu pet (cão ou gato); limpe com soro fisiológico (nunca com água boricada) as secreções naturais; use shampoo neutro diluído na área da carinha quando for dar banho; nunca aponte o secador ou soprador de frente para os olhos e, sobretudo, evite que seu animal passeie dependurado pela janela do carro, recebendo todo o vento direto nos olhos.
Com esses cuidados, você estará garantindo que seu amigo, pelo menos no que depender de você, te veja por muito tempo.
Ah!  Essa é a Tata! Fofa demais né?