DAPP (Dermatite Alérgica por Picada de Pulgas), é uma doença dermatológica muito comum que ocorre com frequência em cães e gatos. Essa reação inflamatória é desenvolvida por picadas de pulgas (Ctenocephalides ssp.), cuja saliva contém componentes (enzimas proteolíticas, aminoácidos, substâncias com ação semelhante à histamina, polipeptídios, entre outros) que desencadeiam uma reação alérgica e hipersensibilidade aos bichinhos, devido a exposição intermitente a esses antígenos contidos na saliva. Os principais sinais da doença são: coceira constante, lambedura, mordedura, inquietação, queda de pêlo, irritação e vermelhidão na pele. Em casos avançados, podem ser observadas lesões contendo nódulos com pus, crostas e placas cutâneas amareladas.
É importante lembrar que o animalzinho não precisa estar infestado de pulgas para dar início a alergia, pois apenas 1 ou 2 pulguinhas, já são o suficiente para dar início a reação. Claro que quanto maior o número de pulgas, maior será a irritação!
Para o tratamento ser eficaz, no primeiro momento, deve-se eliminar as pulgas (fase adulta) do animal, e as fases jovens da pulga (ovos, larvas e pupas) que encontram-se no ambiente. Posteriormente, o uso de antialérgicos, antibióticos e cicatrizantes, ajudam a melhorar as lesões. É importante lembrar que como qualquer outra alergia, DAPP não tem cura, apenas controle.
Para o diagnóstico correto, os animais que apresentarem essas características, devem ser levados rapidamente ao veterinário, para dar início ao tratamento adequado. É importante também, conversar com o veterinário sobre como manter o ambiente da sua casa longe das formas imaturas das pulgas, e sem risco para seu amiguinho.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário