A maioria das pessoas, já viu, ou ouviu falar da catarata ( doença ocular que leva a cegueira ); a catarata afeta aos homens e nossos amigos animais também, sendo que o tratamento para ambos é cirúrgico apenas.
Sendo assim, me preocupei quando observei uma sombra azulada no centro dos olhos da minha poodle toy de 12 anos, a Tata.
Pesquisando na internet em artigos de doenças oculares, descobri uma tal de esclerose nuclear ou esclerose da retina, desgaste natural que deixa a luz passar sem maiores danos. Só que o site alertava que somente um especialista em oftalmologia veterinária, consegue identificar e distinguir a esclerose da catarata.
Por isso mesmo fui aflitíssima, procurar a DR. Adriana ( Oftalmopet), que após um exame minucioso, descartou a catarata e confirmou o diagnóstico: Esclerose Nuclear.
Mas o que é isso???
Para facilitar a minha compreensão, ela comparou a vista da Tata com a minha, que já aos 43 anos, não está mais tudo aquilo necessitando de óculos para leitura. Com os olhos dos cães acontece a mesma coisa só que fica visível (através da leve sombra leitosa ). E qual é o tratamento??? Nenhum! Além de acompanhamento de 6 em 6 meses.
É claro que dizer que a Tata nunca venha a desenvolver a catarata é impossível, mas por enquanto esta hipótese está afastada.
E qual os cuidados com os olhos daqui para frente?
Nada diferente do que deve ser feito a todos os animais desde filhote: observe sempre os olhos de seu pet (cão ou gato); limpe com soro fisiológico (nunca com água boricada) as secreções naturais; use shampoo neutro diluído na área da carinha quando for dar banho; nunca aponte o secador ou soprador de frente para os olhos e, sobretudo, evite que seu animal passeie dependurado pela janela do carro, recebendo todo o vento direto nos olhos.
Com esses cuidados, você estará garantindo que seu amigo, pelo menos no que depender de você, te veja por muito tempo.
Ah! Essa é a Tata! Fofa demais né?
Com esse Blog pretendemos dar consultoria as pessoas que já tem, ou gostariam de ter um amiguinho de estimação, além de oferecer aos pet shops, projetos de enriquecimento ambiental, visando melhorar a qualidade de vida dos animais em exposição. Aqui você encontrará dicas de cuidados, manejo, alimentação e socialização de diferentes animais.
O despertar de uma idéia
Eu e Michelle esperamos despertar em vocês, o mesmo amor e respeito que sentimos pela natureza. Sejam Bem Vindos!
Parabéns! Linda iniciativa.Sucesso...
ResponderExcluirMas me diga uma coisa por favor.
ResponderExcluirTenho 2 labradores. O macho apresentou essa névoa nos olhos e sumiu depois de 2 meses.
Logo a fêmea também apresentou. Mas até esta data, o qur já faz quase 3 meses, não desapareceu.
Se não há nenhum tratamento em casi de esclerose, então os olhos voltam ao normal?