O despertar de uma idéia

Eu e Michelle esperamos despertar em vocês, o mesmo amor e respeito que sentimos pela natureza. Sejam Bem Vindos!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gatinhos....

Olá pessoal, hoje vamos falar de gatinhos!
A primeira coisa que devemos saber sobre gatos, é que não são cachorrinhos....isso mesmo! Esqueça toda sua experiência sobre cães, de nada servem com um gato. Principalmente quando o assunto é saúde.
Gatos gostam de rotina, por isso hábitos de higiene como limpeza dos olhos, banho, escovação, corte de unhas ( apare apenas as pontinhas) e administração de medicação devem ser introduzidos logo de filhote. Manipule o filhote simulando esses procedimentos de preferência respeitando um horário.
Gatos são muito limpos, por isso, sua caixa sanitária deve estar sempre limpa e deve ser lavada quando possível, com sabão neutro, pois os gatos são sensíveis aos odores estranhos podendo abandoná-la.
Outra dica importante,é que os gatos, são predispostos a terem acne e uma forma de evitar, é utilizarmos vasilhas de alumínio para água e comida; os potes de barro também são bem vindos, por conservarem a água fresca ( troque a água pelo menos 3 vezes ao dia, gatos adoram água fresca).Você pode optar também por uma fonte, assim a água circula e estimula o consumo ( a água é importante para a saúde do trato urinário).
Atenção ao pote de comida, formigas ao passarem pela comida, exalam um odor que faz com que o gatinho recuse a comida; aqui em casa com as coisas da Mimi, utilizo uma placa anti formiga em baixo do pote.
Se o seu gatinho ficar dodói e precisar de veterinário, certifique-se que esse tenha experiência com felinos. A administração de medicação em gatos deve ser cuidadosa, pois muitos dos remédios administrados em cães, são muito tóxicos para os gatos podendo leva-los a morte.
Cuidado também com as plantas, gatos gostam de comer plantas, isso deve-se a necessidade que eles tem de eliminar as bolas de pelos ( Perceba que a sua língua é áspera e por isso quando se lambe é como se estivesse se escovando, e engole muitos pelos).Para ajudar seu bichano a eliminá-las, ofereça um tipo de pasta "Malt Past", além de uma graminha própria para gatos.
Se o seu gatinho tiver pelagem longa, examine sempre que puder sua pele, dedos, orelhas; caso você perceba qualquer ferimento ou caspinha , leve-o ao veterinário.
O banho também deve ser feito com cuidado e por uma pessoa com experiência em gatos, utilize de preferência um shampoo a base de cetaconazol 2%, e os olhos limpos com soro fisiológico( nunca use água boricada).
A escovação deve ser diária, e feita com delicadeza, pois a pele do gato é muito sensível .
Por fim, escolha uma ração de excelente qualidade que irá garantir mais saúde para seu gatinho.
Nas próximas postágens, falaremos mais sobre enriquecimento ambiental para gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário