Essa postagem é para você que não tem muito espaço que fica fora a maior parte do dia, e quando chega em casa além de cansado está estressado, mas mesmo assim gostaria de ter um animalzinho de estimação que não precisa de de muita manutenção, que não desse muito gastos e que colaborasse para o seu relax.
Já pensou em ter um peixe Beta?
Estudos já comprovaram os benefícios de se ter um aquário no ambiente. A observação de um aquário reduz o estress, a pressão arterial, os batimentos cardíacos, a ansiedade, enfim é um importante aliado contras as tensões do dia-a-dia.
Para os iniciantes, um aquário de beta, ou betário, é uma ótima opção pela facilidade da manutenção. Vamos aqui dar algumas dicas para você cuidar bem do seu peixinho, pois afinal de contas o aquário é a casa do peixe, e necessita então de estar sempre limpa e saudável.
O Betta Splendens (originário do sudeste asiático) é um lindo peixe com variações de cores e tamanhos que quando, em seu estado selvagem (encontrado na natureza), não tem o mesmo esplendor.
Vive em lugares com pouca movimentação de água e oxigênio. Os machos (maiores) são agressivos com o da mesma espécie e por isso são colocados em aquários solitários.
Encontramos beteiras de diferentes tamanhos, mas devemos escolhes as maiores e de vidros planos. Quanto maior a beteira mais conforto o peixinho terá, além de permanecer limpa por mais tempo.
As beteiras podem ficar em qualquer lugar da casa, desde que, livres de cheiros fortes e da luz direta do sol.
Para escolher o seu peixinho, observe se ele nada com agilidade, se está livre de pontinhos brancos ou manchas na pele, se ele tem um aspecto saudável e robusto.
Ao soltar seu beta num aquário, regule sua temperatura (que deve estar em torno de 26 a 27 graus) primeiro deixando o saquinho com o peixe dentro do aquário com água alguns minutos antes de solta-lo (15 a 20 minutos). A água da beteira pode ser da torneira (pH de 7,0 a 7,2) desde que tenha descansado por 24 horas, ou você tenha adicionado um condicionador de água (aconselho o beta safe - 2 goras por litro de água, por alguns segundos).
Pronto! O beta já está na sua casa nova; lembre-se, pode decorar como quiser, particularmente eu não coloco pedrinhas, dificulta a limpeza, mas uma plantinha é muito bem vinda.
Não é necessário filtros, pois esses animais desenvolveram um órgão chamado labirinto (região dorsal) que possui câmaras branquiais, cuja função é captar oxigênio do ar.
Uma vez por semana troque parcialmente a água e total só quando necessário, certificando-se que a temperatura e o pH estejam adequados. Tire o beta com a mesma água do aquário e coloque-o em outro recipiente para o procedimento.
Atenção a temperatura no inverno, quedas abaixo de 22 graus requerem o uso de aquecedores.
Alimente o beta duas vezes ao dia em poucas quantidades, o suficiente para que como e não sobre alimentos (eu prefiro os grão aos flocos - até 5 grãos).
Muitas vezes o peixe não se alimenta no primeiro dia de aquário, não se preocupe, é por causa do estress.
As fêmeas do betas, menores e menos coloridas, são menos agressivas e podem ser colocadas juntas.
Não se preocupe se aparecerem bolhas de ar na superfície do aquário, são ninhos produzidos pelos machos na idade do acasalamento.
Qualquer alteração na aparência de seu beta, comunique-se com o lojista de sua confiança; ele poderá orientá-lo quanto ao melhor procedimento a ser tomado.
Agora que você já sabe, mãos a obra, e divirta-se!
Com esse Blog pretendemos dar consultoria as pessoas que já tem, ou gostariam de ter um amiguinho de estimação, além de oferecer aos pet shops, projetos de enriquecimento ambiental, visando melhorar a qualidade de vida dos animais em exposição. Aqui você encontrará dicas de cuidados, manejo, alimentação e socialização de diferentes animais.
O despertar de uma idéia
Eu e Michelle esperamos despertar em vocês, o mesmo amor e respeito que sentimos pela natureza. Sejam Bem Vindos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário